Preço do bezerro registrou desvalorização de 28,99% em maio. Arroba do boi também caiu

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O preço do bezerro registrou desvalorização de 28,99% em maio. Arroba do boi também caiu

O valor de venda do bezerro em maio de 2023 registrou uma desvalorização de 28,99%, se comparado ao mesmo período de 2021.

É o que aponta o relatório divulgado esta semana pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

De acordo com o levantamento, o decréscimo é influenciado principalmente pelo excesso de animais no mercado em função da intensa retenção de matrizes.

Imea ressalta ainda que 2021 foi o ano em que se teve os maiores números de cotações no estado.

Do mesmo modo, a arroba do boi gordo apresentou queda de 22,65% no mesmo comparativo, uma vez que também esteve sob a pressão da entrada de fêmeas na linha de abate em 2023.

O aumento na oferta de animais no início da entressafra do capim, em conjunto com a fase de baixa no ciclo da pecuária, resultou no pior maio da história, segundo os dados do Imea.

 A disponibilidade de animais terminados no mercado e na linha de abate das indústrias, aumentou uma vez que os dias mais curtos e a menor luminosidade reduzem o vigor das pastagens e a capacidade nas fazendas.

Isso reflete no alongamento da escala de abate em Mato Grosso, que fechou em maio de 2023 com a média de 9,74 dias.

Esse cenário contribuiu com a pressão baixista sobre os preços e refletiu na maior queda mensal para o mês de maio na cotação do boi gordo, cuja retração foi de 7,17% comparado a abril passado, caiu de 246 reais e cinco centavos a arroba para 228 reais e 41 centavos a arroba.