| Pouco mais de 12% da população de Mato Grosso foi contaminada pela covid-19.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Saber quanto da população já foi contaminada pela Covid-19 é um dado relevante para entender como a doença funciona e com isso adotar medidas preventivas.
Este é o principal objetivo da pesquisa soroepidemiológica coordenada pela professora Ana Claudia Pereira Terças Prettel, da Universidade do Estado de Mato Grosso e financiado pela Secretaria Estadual de Saúde.
A pesquisa identificou a prevalência de anticorpos em 12,5% da população de dez municípios.
Além de levantar a prevalência de anticorpos ao Coronavírus de polos regionais de Mato Grosso, por conta da estrutura urbana e intensidade dos fluxos das redes existentes, o estudo também vai descrever como a população dessas cidades vem se comportando em relação a doença, quais hábitos estão sendo adotados, as condições de saúde de forma geral, e também dados sobre a saúde mental da população.
Os municípios participantes da pesquisa são: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
A prevalência de anticorpos no conjunto dos dez municípios avaliados foi de 12,5%, mas a variação encontrada nas cidades ficou entre 7,4% a 24,3% entre os municípios.
A baixa prevalência de infectados no estado, significa que ainda existe uma grande quantidade de pessoas em risco de adquirir a doença.