Poluição do ar respirado pelos cuiabanos em agosto estava 800% superior ao recomendado pela OMS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio

O Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, registrou, em vários dias de agosto, mais de 200 microgramas de poluentes por metro cúbico de ar, em Cuiabá.

 

As queimadas provocadas na área urbana e nas proximidades são apontadas como responsáveis pela poluição do ar.

 

Os dados foram divulgados pelo professor Rodrigo Marques, especialista em climatologia do Departamento de Geografia da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.


A capital mato-grossense registrou vários dias de agosto com mais de 200 microgramas de poluentes por metro cúbico de ar, de acordo com o Inpe.

 

A Organização Mundial da Saúde considera o máximo de 25 microgramas de poluentes por metro cúbico para que o ar seja considerado bom, sendo assim, Cuiabá estaria com concentração 800% acima do que é recomendado pela OMS.

 
Marques acredita que o problema seja ainda mais grave, já que as amostras coletadas pelo Inpe são do ar acima de 40 metros da superfície. Isso porque não existem estações terrestres de medição.

 

Ele explica que  a concentração de poluentes que a população cuiabana respira deve ser bem maior que os 200 microgramas de poluentes por metro cúbico de ar, já que as partículas tendem a se concentrar próximo à superfície.
 

"As queimadas são grande fonte de emissão dessas partículas, que vão dentro do alvéolo do pulmão. Os danos à saúde da população são muito grandes", alerta o professor de climatologia.  

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de onda de calor nos 141 municípios mato-grossenses. O aviso segue até esta sexta-feira, e cita o aumento de cinco graus centígrados na temperatura média na Baixada Cuiabana, com isso, os termômetros devem ficar em torno dos 40 graus.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.