Polo de Agricultura Irrigada: Ministério da Integração apoia produção de alimentos no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Divulgação/MIDR

Fonte: Brasil 61 – Produção: Agencia do Rádio

LOC: O fomento à produção agrícola irrigada é uma das estratégias prioritárias do Governo Federal. No Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, esse trabalho é feito por meio do apoio à criação e ao desenvolvimento de Pólos de Agricultura Irrigada.

Desde 2019, já foram implantados 10 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Todos recebem atenção especial do MIDR, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos federais.

Giuseppe Vieira, secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, explica a importância da criação dos polos de agricultura irrigada.

SONORA GIUSEPPE VIEIRA

“A criação e o reconhecimento de polos de agricultura irrigada é uma estratégia do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, como agenda prioritária do Governo Federal, do presidente Lula e do ministro Waldez com a estratégia de viabilizar produção de alimentos com baixas emissões, a produção sustentável, aumentando a eficiência produtiva por hectare plantado, por isso que a gente vem apostando intensamente na criação através de reconhecimento de pólos de agricultura irrigada

LOC: O suporte do MIDR aos Polos de Agricultura Irrigada inclui o planejamento eficiente da agricultura irrigada na região. Estudos conduzidos por institutos de pesquisa podem ajudar a entender melhor as necessidades locais e as melhores práticas a serem implementadas.

Outro importante apoio que o Governo Federal dá aos polos é a construção de infraestrutura e a compra de equipamentos com foco no fomento ao desenvolvimento produtivo.

Para saber mais detalhes de como solicitar o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriel Navajas