| 05 Pesquisadoras criam material biodegradável de amido e colágeno que pode substituir plástico sintético.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Uma equipe de pesquisadoras desenvolveu em laboratório um material biodegradável ou biofilmes naturais, a partir de diferentes amidos, como mandioca, batata-doce, batata inglesa, batata Asterix e colágeno de peixe.
O material tem propriedades para oferecer alternativas viáveis e ecológicas aos plásticos sintéticos que são derivados de petróleo.
De acordo com dados do projeto da professora doutora Raquel Aparecida Loss, da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, apenas 10% dos plásticos derivados do petróleo são reciclados, 14% são queimados, e os 76% restantes acabam em aterros ou no ambiente natural.
Segundo ela, se essa tendência continuar, em 2050 haverá mais de um bilhão de toneladas de resíduos plásticos.
A pesquisadora disse ainda que com potencial na substituição do plástico sintético, os biofilmes apresentam uma contribuição significativa para a sustentabilidade.
Compostos por materiais biológicos, eles podem ser usados em embalagens de alimentos diversos, filmes e revestimentos com propriedades biodegradáveis, além de minimizar a poluição e o desperdício.
A pesquisa foi desenvolvida dentro do Edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra, financiada pelo Governo do Estado, por meio da Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.