| Pesquisa do IBGE mostra que Mato Grosso é o destaque nacional na criação de bovinos desde 2004.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
A Pesquisa da Pecuária Municipal de 2018, divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, coloca Mato Grosso em destaque nacional na criação de bovinos, além de apresentar números expressivos na produção de suínos e ovos de galinha.
O efetivo de bovinos registrou em 2018 a segunda queda consecutiva (-0,7%), totalizando 213, 5 milhões de animais. Em 2017 o rebanho diminuiu 1,5% frente a 2016.
O ano de 2018 foi marcado por crescimento do abate e recorde de volume de carne bovina exportada.
Com mais de 30 milhões de cabeças, Mato Grosso, que desde 2004 é líder na criação de bovinos, respondeu por 14,1% do total nacional.
Dos 26 municípios brasileiros com os maiores efetivos de bovinos em 2018, 15 estavam no Centro-Oeste e 11 no Norte do País.
São Félix do Xingu, no Pará, continuou na primeira posição, totalizando dois milhões e 300 mil cabeças, seguido por Corumbá e Ribas do Rio Pardo, ambos no Mato Grosso do Sul, Cáceres, em Mato Grosso e Porto Velho, em Rondônia.
Vale ressaltar ainda, que dentre os 20 municípios que mais expandiram seus rebanhos nos últimos dez anos, em números absolutos, nove encontram-se no Pará, seis em Mato Grosso e cinco em Rondônia.
Já em relação a criação de suínos, o levantamento do IBGE estimou a existência de mais de 41 milhões de cabeças no país, em 2018. A região Sul concentrou quase metade de todo esse efetivo, com 49,7% dos animais. Santa Catarina foi responsável por 19,2% do total nacional, o Paraná por 16,6% e o Rio Grande do Sul por 13,8%. Mato Grosso possui o efetivo de suínos em de quase três milhões de cabeças.
Quatro municípios mato-grossenses estão entre os 10 principais produtores de suínos do Brasil. São eles, Tapurah, Vera, Sorriso e Nova Mutum. O líder brasileiro na produção de suínos é o município de Toledo, no Paraná.
A pesquisa avaliou também a produção nacional de ovos de galinha, que foi de quatro bilhões e 400 milhões de dúzias em 2018, 5,4% superior a produção de 2017 e o maior na série da pesquisa, que gerou um rendimento de 14 bilhões de reais.
O município mato-grossense de Primavera do Leste é destaque nacional na produção de ovos de galinha, ocupando o sexto lugar no ranking.