Pesquisa do IBGE aponta empresas de Mato Grosso que investiram em inovações

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Das 463 empresas das indústrias extrativa e de transformação que implementaram inovações em Mato Grosso entre 2015 e 2017, 300 introduziram mudanças de produto ou processo que ocasionaram impactos ambientais positivos, o que representa 64,7%.

 

É o que revela o módulo sustentabilidade e inovação ambiental, da Pesquisa de Inovação 2017 do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

A reciclagem de resíduos, águas residuais ou materiais para venda ou reutilização foi a categoria de impacto ambiental mais apontada, com 52,3%, seguida da substituição de matérias-primas por outras menos contaminantes, com 47,6%, e depois a redução da contaminação do solo, da água, de ruído ou do ar que representou 35,3%.

 

Por outro lado, apenas 9,3% dessas empresas informaram a redução da ‘pegada’ de CO2 e 27,6% apontaram a substituição de energia proveniente de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis.

 

A Pesquisa de Inovação é uma pesquisa realizada a cada três anos que cobre os setores da indústria, serviços, eletricidade e gás, fazendo um levantamento sobre as atividades de inovação empreendidas pelas empresas brasileiras.

 

Entre os fatores que contribuíram para a decisão das empresas em introduzirem inovações que gerassem benefícios ambientais, destacaram-se melhorar a reputação, adequar-se às normas ambientais existentes e requisitos para compras.

 

Por outro lado, a disponibilidade de apoio governamental, subsídios ou outros incentivos para a inovação ambiental foi o fator motivador menos frequente.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.