Pesquisa da Aprosoja estima quebra de 20% na produção de soja em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

As ondas de calor e a redução das chuvas em Mato Grosso devem quebrar a produção da safra 2023/24 de soja em cerca de 20%, mostra pesquisa feita pela Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.

O levantamento foi realizado com mais de 600 associados, abrangendo uma área de 862 mil hectares, ou 7,10% de toda área de soja em Mato Grosso.

A pesquisa aponta também que os sojicultores mato-grossenses devem colher mais de 36 milhões de toneladas nesta temporada, cerca de nove milhões a menos que na safra anterior, quando a produção foi de 45 milhões de toneladas, de acordo com o Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

A redução é motivada, principalmente, pela menor produtividade, que deve cair de 62 sacas por hectare para 49 nas propriedades pesquisadas.

De acordo com o projeto Aproclima, da Aprosoja, as temperaturas máximas se mantiveram acima da média, em relação às registradas na safra passada, chegando até a casa dos 44 °C.

Em Água Boa, região Leste de Mato Grosso, por exemplo, a máxima de outubro passado foi de 43 graus, contra 40 graus em 2022.

Já em novembro, a máxima foi de 40 graus contra 37 graus no mesmo período de 2022.