Pesquisa auxilia agricultores familiares na irrigação e manejo da água em sistemas agroflorestais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

O projeto “Estudo da dinâmica da água em um Sistema Agroflorestal no ecótono Cerrado-Amazônia - Fase de implantação”, da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, visa auxiliar agricultores familiares com orientações sobre irrigação e manejo da água nos sistemas de cultivo.

A pesquisa tem apoio da Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, e parceria com o Projeto de Extensão “Gaia”, da UFMT.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, doutora Janaina Paulino, da área de engenharia agrícola, ciências/irrigação e drenagem, a ideia surgiu de demandas de agricultores familiares sobre como irrigar e quanto irrigar um sistema agroflorestal.

Foi instalada uma URT, Unidade de Referência Tecnológica,  e Sistema Agroflorestal Agroecológico no campus de Sinop, sob a coordenação da professora Rafaella Felipe, para estudar a dinâmica da água no sistema de transição Cerrado/Amazônia.

Para dar conta da amplitude dos desafios, os pesquisadores estabeleceram parceria com pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, e sugeriram a ideia de estudar o Sistema Agroflorestal Agroecológico com a utilização da irrigação e sem irrigação.

O estudo incluiu mais uma técnica que pode influenciar nesse processo, a forma de adubação.