Pesquisa aponta que somente 22% dos domicílios de Mato Grosso registraram alguma viagem

Áudio

Voz: Vinícius Antônio

Do total de um milhão 160 mil domicílios de Mato Grosso, 261 mil ou 22,5% tiveram alguma viagem no período de abril a agosto de 2019 e 899 mil ou 77,5% não tiveram viagem nenhuma, aponta a PNAD Contínua Turismo, 3º trimestre de 2019, módulo sobre turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Em quase 40% dos domicílios do estado em que não houve viagem, a razão foi econômica.

O módulo sobre Turismo foi realizado em convênio entre o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e o Ministério do Turismo e teve as informações coletadas ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2019.

Por viagem, entende-se os deslocamentos de uma pessoa ou grupo, fora do seu entorno habitual, desde o momento de sua saída até o seu regresso.

“A pesquisa tem como objetivo gerar informações básicas sobre o turismo doméstico, que auxiliem em políticas públicas e entidades privadas do setor”, explica a pesquisadora Flavia Vinhaes.

Dos 899 mil domicílios de Mato Grosso em que nenhum morador viajou no período de referência dos últimos três meses, 39,4% atribuíram o motivo à falta de dinheiro, 21,7% à falta de necessidade, 21,5% disseram não ter tempo e 7,8% não tiveram interesse. Para 5,3%, viajar não era prioridade e 1,9% afirmou ter tido problemas de saúde.

Das 340 mil viagens realizadas por moradores de Mato Grosso no trimestre anterior à pesquisa, 98,8% foram para destino nacional e 1,2% em viagem internacional. Já a finalidade da viagem foi pessoal em 83,5% dos casos e profissional em 16,5%.

O carro particular ou de empresa foi o principal meio de transporte dos mato-grossenses que viajaram, usado em 173 mil viagens, seguido por ônibus de linha, 68 mil viagens, avião, 39 mil, ônibus de excursão, fretado ou turismo, 23 mil, van ou perueiro, foi usado para viajar para oito mil pessoas, e motocicleta, mil e 700.  

O principal local de hospedagem usado pelos mato-grossenses foi a casa de amigo ou parente, 195 mil viagens, seguido por hotel ou flat, 59 mil, pousada, seis mil, e imóvel próprio, três mil.  

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.