| Pesquisa aponta que 18% da população brasileira consome bebida alcoólica de forma abusiva.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado, mais da metade da população brasileira, ou 55%, tem o costume de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% declararam aumento do consumo de álcool durante a pandemia de covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por causa do isolamento social.
De acordo com o levantamento do Instituto, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana.
O consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa.
Os dados foram levantados com base na resposta de mil e 900 pessoas, nas cinco regiões do país.
Diversos fatores podem desencadear a dependência alcoólica, diz o psiquiatra Rafael Maksud, da Clínica Ame.C.
Ele cita a predisposição genética, o início precoce do uso, doenças mentais preexistentes, condições culturais como associar o álcool à diversão, histórico de abuso sexual, violência doméstica, curiosidade, insegurança, entre outros”.
O alcoolismo atinge homens e mulheres, mas, para elas, os problemas de saúde ocorrem com maior rapidez, afirma o médico.
Maksud explicou que as mulheres têm maior vulnerabilidade fisiológica ao álcool. De acordo com cientistas, as mulheres produzem quantidades menores da enzima álcool desidrogenase, que é liberada pelo fígado e é usada para metabolizar o álcool.
Sendo assim, completa, “mulheres que consomem álcool em excesso também tendem a desenvolver dependência e outros problemas de saúde com mais rapidez que os homens.