| 02 Pesquisa aponta que 14% das compras para a Páscoa devem ser feitas nos pequenos negócios.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
Os preparativos para a Páscoa de 2024, que será celebrada no domingo, 31 de março, já começaram para os pequenos negócios, que devem atrair 14% do público que planeja investir na compra de chocolates artesanais.
Os dados são da “Pesquisa de Intenção de Consumo para a Páscoa”, realizada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, que identificou o ticket médio de consumo de aproximadamente 110 reais por pessoa para o período.
Neste período, a expectativa é que os empreendimentos menores movimentem oito milhões e meio de reais, dos 60 milhões de reais que devem circular em todo estado.
Segundo a responsável pela pesquisa de intenção de compras para Páscoa do Sebrae, Jaqueline Trentino, a distribuição de gastos varia conforme a faixa de renda.
Ela explicou que a maioria dos que ganham até um salário mínimo pretendem gastar até 100 reais, enquanto àqueles com renda entre um salário mínimo e sete mil reais têm uma média de gastos de 100 a 200 reais.
Os chocolates industrializados aparecem como os favoritos dos consumidores, com 83%, já os ovos e produtos artesanais devem representar 14% das vendas, o que para os pequenos negócios é uma oportunidade de vender e lucrar mais.
De acordo com a pesquisa, a celebração da Páscoa, para a maioria, ou seja, 71%, será em casa com familiares, refletindo a importância dos laços familiares e das tradições culturais.
Além disso, há um aumento notável na população que está comprando nesta Páscoa em relação ao ano anterior, cerca de 17% a mais.
A pesquisa de Intenção de Consumo para a Páscoa 2024 em Mato Grosso foi realizada via entrevistas telefônicas, entre os dias 29 de janeiro a 25 de fevereiro.
Foram entrevistadas 632 pessoas residentes em Mato Grosso.