Pequenos produtores de Mato Grosso vão poder emitir nota fiscal pela internet a partir do ano que vem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

Em breve os pequenos produtores rurais de Mato Grosso não vão precisar ir até uma agência fazendária ou prefeitura para emitir uma nota fiscal.

A partir de janeiro será permitido que os agricultores familiares possam emitir notas fiscais pela internet.

Essa novidade, em estudo pelas Secretarias Estaduais de Fazenda e Agricultura Familiar, vai desburocratizar a emissão de notas fiscais, promovendo a modernização no campo e agilidade no trabalho do pequeno produtor.    

O agricultor que produz limão, por exemplo, para vender sua mercadoria ao supermercado precisa emitir nota. Para essa emissão, atualmente ele precisa ir até uma agência fazendária ou prefeitura, caso a cidade onde ele mora não tenha uma unidade da Sefaz.

“A partir do ano que vem isso não será mais necessário. Pela internet, através de um endereço eletrônico que estamos desenvolvendo, ele poderá emitir a nota fiscal do local onde estiver”, explica o coordenador da Superintendência de Informações da Receita Pública da Sefaz, Jota Martins.

Esse procedimento, segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, vai descomplicar a vida do homem do campo.

“Isso é um grande avanço, pois vai estimular o pequeno produtor a vender para grandes mercados, afinal ele terá o registro fiscal daquela mercadoria, e permitirá também que o Estado possa dimensionar a representatividade econômica que a agricultura familiar tem no comércio estadual”, comemora Silvano.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.