Pela primeira vez uma mulher indígena assumirá mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Eliane Xunakalo, do PT, que pertence ao povo Kurâ-Bakairi, será a primeira mulher indígena a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A posse, que está prevista para julho de 2025, é resultado de um acordo de rodízio parlamentar, estabelecido entre os deputados do PT, Partido dos Trabalhadores, que garante uma espécie de revezamento entre os suplentes na casa.

A informação foi dada pelo deputado petista Lúdio Cabral, que vai se afastar temporariamente do cargo.

O deputado estadual Valdir Barranco, também do PT, já se afastou por 30 dias, abrindo espaço inicialmente para o presidente da CUT, Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso, Henrique Lopes.

Eliane assumirá a vaga por 121 dias.

Atualmente, entre os 24 deputados da Assembleia Legislativa, apenas uma cadeira é ocupada por uma mulher, a deputada Janaina Riva, do MDB.

Eliane Xunakalo é coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso e tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos povos originários, especialmente nas áreas de saúde, educação e sustentabilidade. 

A atuação política e social da líder indígena reforça a importância da diversidade e da inclusão no cenário legislativo de Mato Grosso