PAC SAÚDE. Nova maternidade em Várzea Grande terá 128 leitos e amplia atendimento materno-infantil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: SECOM/VG

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

A Prefeitura de Várzea Grande iniciou a construção de uma nova maternidade que promete ampliar significativamente a capacidade de atendimento materno-infantil no município.

A nova maternidade está sendo construída em um terreno de 10 mil metros quadrados, no bairro Petrópolis, região do Chapéu do Sol, e já se encontra na fase de terraplanagem.

A unidade terá 128 leitos, quase 300% a mais em relação à estrutura atual, que conta com apenas 28.

O investimento é de R$ 103 milhões, por meio do Novo PAC da Saúde, programa do Governo Federal.

A unidade, que fica no bairro Petrópolis, terá 128 leitos, quase 300% a mais em relação à estrutura atual, que conta com apenas 28.

O investimento, de 103 milhões de reais, faz parte do Novo Parque da Saúde e busca suprir uma demanda histórica: atualmente, cerca de metade das gestantes da cidade precisa se deslocar até Cuiabá para realizar partos de médio e alto risco.

A nova estrutura vai contar com UTI Neonatal, UTI Pediátrica e UTI Materna, além de salas de parto humanizado, banco de leite humano, cartório civil e ambulatórios.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a maternidade foi planejada para oferecer condições técnicas adequadas, fluxo organizado de atendimento e equipamentos modernos, garantindo partos mais seguros e humanizados.

A expectativa é que o número de nascimentos realizados em Várzea Grande triplique após a inauguração.

A obra está em fase de terraplanagem e é considerada uma das mais importantes da gestão municipal, por representar maior autonomia na área da saúde e atendimento integral às mães e bebês da cidade.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti