Judiciário de MT amplia cuidados com a população idosa com criação de rede de proteção

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso reuniu representantes dos três Poderes e de diversas instituições para implantar a Rede Estadual de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. 

A iniciativa marca um avanço diante do crescimento da população idosa e da necessidade de políticas públicas mais integradas, parceria fundamental, como pontuou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira. 

A rede foi formalizada com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre 18 órgãos e instituições, entre os quais o Governo do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Tribunal de Contas, forças de segurança e conselhos de direitos da pessoa idosa.

A proposta é unir serviços de saúde, assistência social, segurança pública e sociedade civil para garantir atendimento mais rápido e eficaz aos idosos, principalmente em casos de violência, abandono e negligência. Além disso, a rede também vai estimular a criação de estruturas semelhantes nos municípios, aproximando o atendimento da população.

A expectativa é que, com a integração entre instituições, os idosos mato-grossenses encontrem caminhos mais rápidos e eficientes para garantir direitos e proteção.

 

Da Rádio TJMT, Eli Cristina Azevedo