| 08 Agropecuária emprego no setor cresceu 31,3% em 2025, diz CNM.mp3 |
Reportagem, Bianca Mingote
LOC.: O setor agropecuário registrou alta de 31,3% no saldo acumulado de vagas de emprego em 2025. O número responde por 7,8% do total de novos postos de trabalho criados no país.
O “cultivo de laranja” e o “abate de bovinos” estão entre os cinco setores que mais criaram empregos em 2025. Juntos, somaram mais de VINTE E DUAS MIL VAGAS DE EMPREGO em mais de MIL cidades. Os dados constam no Informativo nº 12 de 2025 - Emprego no Campo: Mercado Agro, da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Entre os setores que mais perderam vagas, a “fabricação de açúcar em bruto” lidera, com redução de cerca de ONZE MIL E DUZENTOS postos de trabalho em DUZENTAS E DEZESSETE cidades.
A publicação destaca que os setores ligados à produção madeireira fecharam quase SEIS MIL vagas de emprego no ano. Segundo a CNM, o resultado foi impactado pelos efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, após ter registrado saldo positivo em 2024 de 1.528 vagas.
Em dezembro, o mercado de trabalho do agro registrou CENTO E QUARENTA E UMA MIL, QUATROCENTAS E QUARENTA E SEIS admissões e DUZENTOS E VINTE E SETE MIL, SETECENTOS E DEZESSEIS desligamentos, encerrando o mês com saldo negativo de mais de OITENTA E SEIS MIL postos de trabalho.
Na avaliação da CNM, o recuo é considerado comum, considerando que o mês marca o encerramento de contratos temporários.
Entre as cidades que mais empregaram no setor agropecuário estão Matão, Monte Azul Paulista e Bebedouro, em São Paulo, e Pelotas e Sananduva, no Rio Grande do Sul.
Considerando os resultados estaduais, apenas o Acre teve saldo positivo em dezembro. Já São Paulo e Minas Gerais lideraram em relação à redução de postos de trabalho em dezembro de 2025. No entanto, os municípios paulistas e mineiros lideram o saldo positivo acumulado em 2025. Foram cerca de 26 mil vagas criadas em São Paulo e outras quase 10,4 mil vagas em Minas Gerais.
O Informativo da CNM pode ser acessado em cnm.org.br/biblioteca.