| Organizadores ajustam os últimos detalhes para a segunda Expedição Fluvial pelo Rio Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por: Jurandir Antônio – Voz: Michelly Caroline (Estagiária)
Os organizadores da segunda etapa da Expedição Fluvial Rio Cuiabá, realizaram uma reunião esta semana.
O evento é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, liderada pelo deputado Wilson Santos, do PSD, que é membro da Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis.
O encontro contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil - Capitania Fluvial de Mato Grosso, UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, E do Comitê da Bacia Hidrográfica, entre outras organizações.
A expedição começa no dia dois de outubro, com saída do Pesqueiro do Mano, que fica à três quilômetros da barragem do Rio Manso e com chegada prevista para o dia seis, em Porto Jofre, no município de Poconé.
O objetivo da vistoria é fazer um diagnóstico mais próximo da realidade do Rio Cuiabá, das suas nascentes e seus afluentes.
De acordo com o parlamentar é preciso identificar o que está agredindo o rio, para construir políticas públicas que deem resultados concretos, e assim, garantir um rio saudável, recuperado e que possa continuar sendo a coluna vertebral da bacia do Rio Cuiabá.
Wilson Santos destacou ainda que mais de dez comunidades ribeirinhas serão ouvidas ao longo da expedição, para assegurar um diagnóstico consistente sobre a atual situação do Rio Cuiabá.
Já o representante da UFMT e do Comitê de Bacias Hidrográficas, José Álvaro da Silva, afirmou que ao final das visitas será apresentado um relatório para elaboração de um plano de recursos hídricos para a Bacia do Rio Cuiabá.