Operação da PF em Confresa afasta a secretária de Saúde e apreende dinheiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Voz: Vinícius Antônio

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Barra do Garças, em conjunto com a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, nesta quarta-feira, a quarta fase da Operação Tapiraguaia, que apura o desvio de recursos públicos federais na área da saúde e da educação em Confresa.

Ao todo foram cumpridos pela Polícia Federal 23 mandados de busca e apreensão, seis medidas cautelares de afastamento de função pública e três medidas cautelares de proibição de contratar e de renovar contrato com a Administração Pública.

Na 4ª fase da Operação Tapiraguaia, os focos são irregularidades na aplicação de verbas federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2017, e na contratação de serviços de exames laboratoriais da Secretaria Municipal de Saúde de Confresa em 2018.

 

O prejuízo potencial apurado desde a primeira fase é de aproximadamente quatro milhões e meio de reais.

 

Entre os alvos da operação nesta quarta-feira estão a ex-secretária de Educação de Confresa, a atual secretária de Saúde, Fernanda Perpétua dos Santos, e um servidor bioquímico da Prefeitura, que também é proprietário de um laboratório que participou das fraudes investigadas.

 

A secretária e os demais servidores  foram afastados dos cargos públicos que ocupavam. 

 

Em uma das buscas, os policiais federais encontraram cerca de 60 mil reais em espécie na casa de um dos investigados.

 

*A operação recebeu o nome de “Tapiraguaia” por ter sido o primeiro nome do atual município de Confresa. E é a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, nome de dois rios da região norte araguaia mato-grossense.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.