| Oficina promovida pelo TCE capacitou gestores municipais para melhorar o atendimento à população.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da assessoria
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Ao mobilizar prefeitos, secretários, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil, as oficinas de “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã” do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, reuniram duas mil 109 pessoas em torno de um objetivo comum: oferecer meios para a conciliação de demandas sociais e sua tradução em planejamento estratégico.
O projeto terminou na semana passada, com a capacitação de participantes de Cuiabá, Primavera do Leste e Itiquira.
Realizadas pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, as oficinas investiram na internet como solução aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
O êxito da proposta foi destacado pelo prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin.
“Sabemos o quanto isso ajuda no planejamento, execução e acompanhamento das metas da gestão. Assim, o trabalho, seja de qual natureza for, deve ter impacto na vida do cidadão primaverense e no desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito.
O mesmo posicionamento vem sendo compartilhado por diversos outros gestores, que, unanimemente, apontam para o sucesso na parceria estabelecida com o TCE.
O prefeito de Itiquira, Fabiano Dalla Valle, por sua vez, reforçou a importância de que os gestores ouçam e priorizem as demandas sociais.
“Às vezes adotamos medidas que não seriam prioridade no momento, então a oficina vai ao encontro desse propósito, de conseguir traduzir a real necessidade da população”, explicou o prefeito.
Já a titular da Secretaria de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo, lembrou o cenário desafiador em que a proposta das oficinas foi estabelecida.
“As oficinas foram idealizadas no ano passado, quando pensávamos em como assegurar o lugar de fala nos planos orçamentários, uma vez que não podíamos mais nos encontrar presencialmente. Desafiados, começamos a pensar em alternativas, novo modelo de exercer a democracia”, ressaltou a secretária.