| Novo mutirão no Hospital Santa Casa opera 40 pacientes de vesícula e hérnia que esperavam há mais de dois anos pela cirurgia.mp3 |
Jurandir Antonio
Durante o sexto mutirão de atendimentos, realizado no último fim de semana, no Hospital Estadual Santa Casa, cerca de 40 pacientes de 11 municípios de Mato Grosso foram operados de vesícula e hérnia, após quase dois anos de espera na lista do Sistema de Regulação.
Os pacientes são dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Tapurah, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Sinop, Jangada e Aripuanã.
A proposta do mutirão é resolver o problema de pacientes que aguardam há anos por um procedimento cirúrgico, conforme explica o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O gestor ressalta ainda que, além do Hospital Estadual, a equipe da secretaria está trabalhando para intensificar os trabalhos de todos os Hospitais Regionais de Mato Grosso.
“Nossa equipe está debruçada, neste momento, planificando um programa intenso de cirurgias eletivas também de alta complexidade para que a gente possa estabelecer um cronograma e diminuir substancialmente o sofrimento daqueles que aguardam por uma cirurgia”.
O secretário afirma que as ações estão sendo potencializadas gradativamente pela atual gestão.
“Hoje estamos com obras acontecendo no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, no Hospital Regional de Sinop e Rondonópolis; lançamos um edital de investimento de nove milhões de reais para reforma do Hospital Regional de Sorriso. Vamos fazer uma grande revolução na qualidade do serviço de saúde no estado de Mato Grosso”, garante o secretário.
Este foi o sexto mutirão que o Hospital Estadual Santa Casa realizou desde a sua reativação.
Por meio das ações, 48 pacientes foram submetidos a cirurgia de vesícula e, na área de pediatria, cerca de 40 crianças foram operadas de fimose e hérnia inguinal.