| Neri defende industrialização da baixada cuiabana para fomentar o desenvolvimento da região.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Flickr – Neri Geller
Por Jurandir Antonio/Com assessoria – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O pré-candidato ao Senado Neri Geller, do PP, defende uma proposta de crescimento econômico da baixada cuiabana por meio da industrialização.
Segundo ele, a capital não tem vocação agrícola, mas pode se beneficiar do grande crescimento da agropecuária, que fez Mato Grosso ser o maior produtor de alimentos do país e um dos mais importantes do mundo.
Geller explicou que é preciso integrar as regiões. Integrar do ponto de vista da geração de emprego por meio da industrialização. Ele ressaltou que Cuiabá não pode plantar soja, mas a baixada cuiabana pode atrair indústrias de fertilizantes.
Neri Geller disse ainda que já iniciou conversas com a Fiemt, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, para buscar iniciativas que estimulem a vinda de grandes montadoras e indústrias para Cuiabá, Várzea Grande e os demais municípios da região.
O parlamentar lembrou que em Várzea Grande, por exemplo, ele ajudou a garantir o credenciamento de uma indústria frigorífica para exportar para China, que gerou 800 empregos na cidade.
A proposta de industrialização da baixada cuiabana defendida por Geller, prevê atrair montadora de trator, de caminhonete, e de equipamentos agrícolas para a região.
“Esse é o que precisamos buscar”, reforçou o parlamentar.
Na opinião de Neri, o primeiro passo para o fortalecimento do processo de industrialização é a qualificação profissional, visto que as empresas precisam de trabalhadores qualificados nas áreas. E, posteriormente, é preciso criar linhas de créditos e incentivos fiscais para atrair as empresas.
O parlamentar garantiu ainda não ser candidato do agronegócio, mas disse que vai continuar defendendo o setor porque o considera o carro-chefe do crescimento econômico de Mato Grosso.