Na semana do meio ambiente, TCE MT lança Comitê Interno de Gestão Ambiental

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Na Semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, lançou o Comitê Interno de Gestão Ambiental, que tem o objetivo de fiscalizar e promover governança pública sobre as ações do Governo do Estado e dos municípios na esfera ambiental.

 

O foco principal do trabalho, nesse primeiro momento, será o plano de ações do Estado e de prefeituras para o enfrentamento às queimadas em Mato Grosso.

 

Durante o lançamento do comitê, realizado no início desta semana, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Guilherme Maluf, ressaltou a necessidade do TCE ter uma estrutura interna voltada ao meio ambiente, uma das bandeiras que levantou desde o início de sua gestão. 

“É uma preocupação que o Tribunal de Contas tem há algum tempo. Nós queremos nos aprimorar nessa fiscalização e, sobretudo, colaborar com o enfrentamento de momentos difíceis, como as queimadas”, destacou o presidente.

Na última semana, foi instituída também a Comissão Especial de Fiscalização para acompanhamento das ações de enfrentamento às queimadas em Mato Grosso.

Secretário da Assessoria Parlamentar do TCE, Carlos Brito assinalou a preocupação da Corte de Contas com os municípios que apresentam maior foco de calor em nível nacional, conforme dados do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.  

“No ano passado, dos 10 municípios com mais focos de calor, sete eram de Mato Grosso, em 2021, subiu para nove, e cinco deles permaneceram os mesmos. Isso demonstra uma ausência muito grande de comprometimento da política pública de enfrentamento às queimadas”, alertou Brito. 

Entre os dez municípios brasileiros com mais focos de incêndio acumulados entre primeiro de janeiro e 16 de maio deste ano, nove cidades são mato-grossenses, sendo elas Nova Maringá, Nova Ubiratã, Brasnorte, Gaúcha do Norte, Querência, Paranatinga, Feliz Natal, São Félix do Araguaia e Canarana. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.