| Na Semana do Clima, em Nova Iorque, Mendes reafirma compromisso de Mato Grosso com a preservação ambiental.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
O governador Mauro Mendes, que participa em Nova Iorque da Semana do Clima, defendeu que os países ricos e as grandes empresas compensem os Estados e países pela conservação do meio ambiente.
Nos três primeiros eventos que participou nos Estados Unidos, Mendes discursou e debateu com ministros, empresários, investidores, financiadores, cientistas e Ongs ambientais sobre a importância da preservação dos ativos ambientais para Mato Grosso.
“O Estado de Mato Grosso é hoje o maior produtor de proteínas animais e vegetais, e tem hoje a capacidade de produzir alimentos ao mesmo tempo em que preserva seus ativos ambientais. Nós temos hoje essa grande produção que poderá ser duplicada nos próximos 10 anos, mantendo 63% do nosso território preservado”.
O governador ressaltou que o povo de Mato Grosso “tem absoluta consciência" sobre os fenômenos que envolvem o aquecimento global e que o grande desafio do planeta, nesse momento, é a preservação”.
Sonora Mauro Mendes
“Nós estamos dispostos a fazer a nossa parte. O Estado tem esse grande compromisso, que é importante, de produzir alimentos com sustentabilidade. Estamos aqui para ratificar isso, o nosso compromisso de caminhar na preservação e estamos tomando medidas importantes para que isso aconteça. Estamos trabalhando com mecanismos para combater primeiro todo e qualquer desmatamento ilegal que possa acontecer em nosso Estado”, assegurou o governador.
O governador explicou nos eventos que Mato Grosso já adquiriu um sistema moderno de monitoramento, em parceria com o banco alemão KFW, que permite que todo e qualquer desmatamento superior a meio hectare seja detectado em tempo real. “Temos condições de detectar e de punir”, destacou.
Já a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que faz parte da comitiva do governador, afirmou que a presença de Mato Grosso nas discussões em Nova Iorque é fundamental para “reforçar o compromisso do Estado de produzir com sustentabilidade”.