Na Carta de Cuiabá, governadores dos nove estados defendem o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

Os governadores que representam os nove estados amazônicos defenderam que a Amazônia seja tratada de forma sustentável e estratégica para o Brasil e que a defesa da região seja exercida por aqueles que lideram os estados que integram o bioma.

O posicionamento está contido na Carta de Cuiabá, elaborada na última sexta-feira, no encerramento do 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

"Os Estados continuarão executando ações para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de cerca de 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia, com investimentos em segurança, saúde, educação, no social e meio ambiente", diz trecho da carta, assinada pelos governadores, entre eles, o anfitrião, Mauro Mendes.

Na carta, os representantes dos estados reforçaram que farão todos os esforços para garantir que os potenciais e riquezas naturais da Amazônia "possam ser aproveitados de maneira sustentável e garantindo a proteção da floresta", de forma a "gerar melhorias significativas à população dos Estados".

"A Amazônia será tratada do ponto de vista estratégico para o Brasil, em todas as suas esferas: ambiental e de desenvolvimento sustentável e humano, dando voz às pessoas que vivem nessas localidades", consta em outro trecho.

Os governadores ainda reiteraram que "o protagonismo de defender a Amazônia será exercido por aqueles que de forma legítima representam os estados que integram esse bioma".

A carta será enviada ao Governo Federal para compor o posicionamento do governo brasileiro na Cúpula da Amazônia, que será realizada em agosto em Belém do Pará.