| Mutirão do Governo do Estado em aldeia indígena realiza mais de 10 mil atendimentos.mp3 |
Jurandir Antônio - Da redação
Mais de 10 mil atendimentos de cidadania e assistência social foram realizados na aldeia indígena Halataikwa, da etnia Enawenê-nawê, localizada entre os municípios de Juína e Comodoro.
A iniciativa atende a um pedido feito pelos próprios índios ao governador Mauro Mendes e contou com a participação efetiva da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.
Durante 20 dias, mais de 70 profissionais estiveram na aldeia realizando emissão de documentos pessoais e levando diversas informações para os índios.
O mutirão, que faz parte do Programa Ser Cidadão Indígena, foi realizado entre os dias nove e 28 de setembro deste ano.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, ressalta que a ação entrará para a história devido a relevância dos serviços e as dificuldades superadas durante todo o processo.
“Foram mais de 10 anos até que o pedido dos próprios índios fosse atendido pelo governador Mauro Mendes”, destacou a secretária.
Durante a ação, foram solicitadas 165 Carteiras de Trabalho, 336 primeiras vias do CPF e 83 segundas vias.
A Politec emitiu mais de 500 RGs, sendo 482 primeiras vias e 101 segundas vias. Os TREs de Juína e de Comodoro fizeram 88 Títulos de Eleitor, 85 transferências e 220 revisões do documento.
A Secretaria de Saúde de Brasnorte emitiu 200 Cartões do SUS. O CRAS de Comodoro realizou 76 serviços de Cadastro Único para inclusão no Programa Bolsa Família.
Além das informações repassadas e dos serviços realizados, os índios receberam mil cobertores do Programa Aconchego.
A primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes e a secretária da Assistência Social, Rosamaria Carvalho, entregaram também 450 brinquedos e kits escolares para as crianças da aldeia.