Municípios em MT decretam situação de emergência por falta de chuvas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Pedro Silvestre/Canal Rural

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Subiu para 27 o número de municípios em Mato Grosso com decretos de situação de emergência devido à falta de chuvas e a seca, que comprometem a produção agrícola e pecuária. As medias variam entre 90 e 180 dias. Em Água Boa, conforme o Sindicato Rural, produtores estimam na soja perdas entre 30 e 40%.

Em alguns municípios são estimados pelo setor produtivo perdas nas lavouras provocadas pelo estresse hídrico e pela seca entre 20 e 50%.

Desde o dia 30 de novembro, de acordo com informações publicadas no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, há registros de decretos municipais em diversas regiões produtivas do estado.

Nos primeiros dias do ano decretaram situação de emergência pelo estresse hídrico os municípios de Água Boa, Cocalinho, Comodoro, Confresa, Juara, São José do Rio Claro e Pontal do Araguaia.

O município de Sorriso, que em 21 de dezembro último havia decretado situação de emergência de 120 dias, ampliou a medida para 180 dias na última semana.

No município de Água Boa, segundo o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai, produtores chegaram a registrar 47 dias sem chuva “de verdade” em algumas áreas até o final do mês passado.