| Mulheres promovem acampamento em Cuiabá para debater questões que pautam as causas femininas.mp3 |
Foto da manchete: divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Um conjunto de mulheres, coletivos feministas, movimentos populares, organizações políticas e sindicatos estão promovendo um acampamento pedagógico até quarta-feira, oito de março, dia internacional da mulher, na Praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá.
Participam da manifestação mulheres do campo e da cidade que acompanham a agenda nacional de jornada de lutas das mulheres.
Segundo uma das organizadoras do evento, Patrícia Acs, a ideia é reunir participantes de várias regiões de Mato Grosso, interior e baixada cuiabana, num acampamento, exclusivamente de mulheres, com o objetivo de propiciar um espaço de partilhas, debates e aprendizagens.
Durante a manifestação, as acampadas vão realizar um levantamento das condições de vida das mato-grossenses, mapeando as pautas mais urgentes para a reivindicação de políticas públicas voltadas ao gênero, além de ser um momento de formação.
O acampamento fica na região do CPA e começou na noite desta segunda-feira, com um debate sobre o protagonismo das mulheres nas lutas sociais ao longo da história e apresentações culturais.
Nesta terça-feira, acontecem debates sobre as realidades sociais enfrentadas pelas mulheres no estado e os desafios para o próximo período.
Já na quarta-feira, oito de março, pela manhã, as mulheres saem em marcha para se juntar ao ato público, que terá concentração na Praça Ulisses Guimarães.
Entre as principais pautas levantadas pelas mulheres estão o bem viver, a democracia, o fim das violências contra as mulheres, o fim da fome e das práticas de fascismo, além do fim do feminicídio.
A partir dos debates, as mulheres planejam elaborar um documento formal com reivindicações que vão pautar as cobranças ao poder público e outras ações ao longo de 2023.