MTCARD. Deputado Henrique Lopes vai convocar secretários para explicar denúncias de fraudes em consignados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução rede Social

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mais de 12 mil servidores públicos de Mato Grosso podem estar sendo vítimas de um dos maiores escândalos financeiros já registrados na folha salarial do Estado.

É que uma fraude milionária em créditos consignados dos servidores públicos do estado de Mato Grosso está sendo desvendada por entidades sindicais.

A empresa Capital Consig, credenciada oficialmente pelo governo de Mato Grosso para operar o MTCARD, o cartão de crédito consignado do funcionalismo, é acusada de “abusar” dos servidores com aumentos de até 1000% em dívida no cartão. 

Segundo o Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, os indícios de fraude surgiram a partir de denúncias feitas pelos servidores que identificaram cobranças abusivas, contratos inacessíveis e irregularidades entre os valores recebidos e os valores cobrados.

Diante da gravidade das denúncias, o deputado estadual Henrique Lopes, do PT, vai apresentar na Assembleia Legislativa um requerimento de convocação dos secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Fazenda e Desenvolve-MT para esclarecer os fatos.

Sonora deputado Henrique Lopes - PT

Segundo os sindicatos responsáveis pela investigação, mesmo com todos os alertas feitos desde julho de 2024, o governo Mauro Mendes não tomou nenhuma medida concreta para suspender o convênio com a empresa.

A medida anunciada recentemente pelo governo do Estado determinando a instauração de auditoria administrativa nos consignados em folha de pagamento firmados pelos servidores públicos, foi considerada “insuficiente” pelos sindicatos em razão da gravidade das denúncias.