| MT é o segundo estado com mais mortes no trânsito por álcool e direção.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Os dados foram divulgados pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, esta semana, em referência aos 15 anos de criação da Lei Seca no Brasil, celebrado em 19 de junho.
O levantamento apontou que o estado apresentou taxa de mortalidade de 11,5 mortes a cada 100 mil habitantes, ficando atrás somente de Tocantins, com 11,8 óbitos a cada 100 mil habitantes.
O estudo foi baseado em acidentes de 2021.
Em relação a internações por acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool, Mato Grosso ocupa a 9° posição no ranking dos estados, com 46,9 internações para cada 100 mil habitantes.
As mortes em acidentes de trânsito causados pela mistura de álcool e direção caíram 32% no Brasil entre 2010 e 2021, mas o índice de internações aumentou 34% no mesmo período.
Segundo dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, o perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool no Brasil é majoritariamente masculino.
Isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino.
Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada.
O Brasil tem uma das legislações mais rigorosas do mundo sobre consumo de álcool e direção de veículos automotores. Dirigir sob efeito de álcool em qualquer quantidade é considerado crime no país.