MT bate recorde e tem melhor janeiro da história nas exportações de carne bovina

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcello Casal JrAgência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 


Mato Grosso começou 2026 quebrando mais um recorde nas exportações de carne bovina.
Em janeiro, o estado embarcou mais de 83 mil toneladas em equivalente carcaça, o maior volume já registrado para um mês de janeiro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.

O resultado representa um avanço de 53,18% em relação a janeiro de 2025.
A receita gerada com os embarques alcançou cerca de 356 milhões de dólares, crescimento de 68,02% na comparação com o mesmo mês em 2025.

O desempenho foi sustentado tanto pelo aumento expressivo do volume exportado quanto pela valorização do preço médio da carne bovina, que subiu 9,69%.

Para o diretor de Projetos do Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, Bruno de Jesus Andrade, o resultado reflete a evolução da pecuária no estado.

Segundo ele, esse novo recorde mostra que Mato Grosso vem fazendo a lição de casa, com ganhos consistentes de produtividade, qualidade e competitividade. Andrade destacou ainda que é um marco que reforça a posição do estado como um dos principais fornecedores globais de carne bovina.

No mercado externo, a China manteve a liderança como principal destino da carne bovina mato-grossense, concentrando 57,5% do total exportado em janeiro.

O volume embarcado para o país asiático cresceu 89,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, evidenciando a força da demanda internacional no início de 2026.

O desempenho recorde de janeiro dá sequência a um ciclo positivo já observado em 2025, quando Mato Grosso exportou mais de 978 mil toneladas de carne bovina, o maior volume de sua história.

Ao longo do ano passado, a proteína mato-grossense chegou a mais de 90 mercados, com uma receita superior a quatro bilhões de dólares, consolidando o estado como o maior exportador de proteína bovina do país.


Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti