Canarana faz aniversário e ganha uma Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Caroline De Vita

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 


Durante as comemorações dos 45 anos de emancipação do município de Canarana, no último domingo, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou a Portaria de implantação da Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária de Canarana.

Trata-se da segunda unidade descentralizada de Mato Grosso.

O objetivo da Unidade Técnica é ampliar o suporte técnico e operacional da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso na execução, coordenação e indução de políticas públicas, beneficiando produtores rurais de pequenas, médias e grandes áreas, e ainda as agroindústrias e a população.

O atendimento da Unidade Técnica Regional de Canarana abrange 23 municípios da região Norte Araguaia e Xingu mato-grossense e fica no centro da cidade.

Em Mato Grosso, a primeira Unidade Regional foi inaugurada em Sorriso em julho de 2023 atendendo a cerca de 50 municípios da região.

Na ocasião, o ministro destacou o resultado da parceria do município com o Governo Federal.

Além da Unidade Regional, o evento contou com a assinatura de implantação de Estação Meteorológica Automática do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, que passa a integrar a Rede Nacional de Monitoramento Meteorológico.

A medida faz parte do projeto de modernização e expansão do instituto, idealizado pelo ministro Carlos Fávaro.

Em Mato Grosso, serão 27 estações instaladas até março deste ano.

O município também foi contemplado com máquinas do Promaq, Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, e recebeu um rolo compressor, um caminhão pipa e uma motoniveladora.

No mesmo ato, representando o Governo Federal, Fávaro assinou convênios de aquisição de uma Unidade Móvel Odontológica e uma van para transporte de pacientes.

Além da autorização para a construção de 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida; a pavimentação asfáltica do bairro Morada do Sol e a construção de uma Escola de Educação Infantil para atender os moradores dos bairros Sol Nascente e Morada do Vale.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina