| 03 Rumo amplia interações com povos indígenas em Mato Grosso e apoia projetos socioambientais.mp3 |
Foto da manchete: Portal Rumo
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Ao longo de 2025, a Rumo Logística, por meio do projeto de construção da Ferrovia de Mato Grosso, intensificou suas ações de diálogo, apoio socioambiental e fortalecimento institucional às comunidades indígenas em Mato Grosso.
Com indicações de necessidades vindas das próprias comunidades, a empresa realizou investimentos em infraestrutura, capacitação, equipamentos, estudos técnicos e ações ambientais desenvolvidas em aldeias localizadas nas Terras Indígenas Tadarimana e Tereza Cristina, nos municípios de Rondonópolis e Santo Antônio de Leverger.
Os auxílios foram direcionados para associações indígenas.
Segundo Paula Tagliari, gerente consultiva da Rumo, a empresa contribuiu desde o processo de regularização das quatro associações indígenas, com apoio de assessoria contábil especializada, permitindo maior organização administrativa e acesso a políticas públicas.
O trabalho envolveu conversas com lideranças e anciãos, visitas a antigas aldeias e locais sagrados, além do etnomapeamento do território.
O material teve como resultado a elaboração de um Livro de Memórias e um documentário em vídeo, com apresentação realizada às comunidades em dezembro de 2025.
Na área ambiental, a empresa realizou a doação de 600 mudas frutíferas, distribuídas entre as aldeias Arareiao, Piebaga e Córrego Grande, com espécies escolhidas pelos próprios indígenas.
Paralelamente, foram entregues veículos, equipamentos e máquinas, como picapes, tratores, roçadeiras hidráulicas, itens de informática e móveis para a criação de laboratórios das escolas indígenas, itens para padarias comunitárias, bombas d’água e implementos agrícolas.
Parte dos equipamentos de maior porte, como vans, ônibus, barcos e outras máquinas pesadas, ainda está em fase de aquisição, com entregas previstas para o início de 2026.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina