Ministro entrega Carteira Nacional de Docente, inaugura IFMT, visita UFMT e anuncia novas vagas para medicina na UFR

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria UFMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Várzea Grande e Cuiabá, nesta quarta-feira, para a entrega simbólica da Carteira Nacional Docente do Brasil, a inauguração do novo campus do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, e uma visita às obras do Centro de Convivência da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.

A agenda reuniu autoridades federais, estaduais, representantes das instituições de ensino e docentes de diferentes níveis.

A reitora da UFMT, professora Marluce Sousa e Silva, ressaltou a importância da Carteira Nacional Docente como instrumento de reconhecimento e valorização profissional.

A entrega da Carteira Nacional Docente integra a iniciativa Mais Professores pelo Brasil, lançada pelo Ministério da Educação com o objetivo de fortalecer políticas de valorização da carreira docente. 

Durante o evento, o ministro destacou os investimentos federais em Mato Grosso, que somam 620 milhões de reais, destinados à construção de novas creches e escolas, além da retomada de obras paralisadas.

Ele também anunciou a entrega, em breve, do hospital universitário, em parceria com o Governo do Estado.

Para Camilo Santana, o fortalecimento da educação passa não apenas pela infraestrutura, mas também pela ampliação das equipes e pelo custeio das instituições.

Na ocasião, o ministro também anunciou a criação de 25 mil novos cargos para servidores da educação federal, destinados a universidades e institutos federais em todo o país.

Ao todo, foram entregues mil e 700 Carteiras Nacionais Docentes durante o evento.

O documento é destinado a professores de todos os níveis de ensino, tem validade em todo o território nacional e pode ser emitido inicialmente em versão digital pelo site do MEC, com a possibilidade de solicitação da versão física, enviada pelos Correios. 

Camilo Santana anunciou ainda a abertura de 40 novas vagas para o curso de medicina na Universidade Federal de Rondonópolis a partir do próximo semestre. 

Segundo ele, o objetivo é ampliar o número de para atender a demanda da saúde do país. O ministro garantiu também fiscalização mais rigorosa nas graduações de medicina diante da baixa qualidade dos profissionais em avaliação do Ministério da Educação.    

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina