Ministro defende renegociação de dívidas dos pequenos agricultores para permitir acesso ao crédito rural

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que a renegociação de dívidas dos pequenos agricultores vai permitir que essas famílias voltem a acessar o crédito rural.

Teixeira lembrou que o governo oferece numa mão crédito muito vantajoso e na outra mão tem gente que não pode acessá-lo exatamente porque está negativada.

O ministro destacou que, por isso, os pequenos produtores precisam ser atendidos pelo programa de renegociação de dívidas.

Recentemente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a plataforma Desenrola poderá ser usada para renegociar dívidas dos agricultores familiares.  

O programa de renegociação de dívidas já permitiu 16 bilhões de reais em acordos na primeira fase e leiloou 126 bilhões em descontos na segunda fase.

A iniciativa está agora na terceira etapa, em que promove o refinanciamento de dívidas bancárias e de consumo de até cinco mil reais para devedores que ganham até dois salários mínimos.

Após essa fase, a ideia é que a plataforma permita a renegociação de dívidas dos pequenos produtores rurais.

Ainda não existe uma estimativa de quantos produtores poderiam ser beneficiados ou qual seria o montante de renegociação que o programa deve alcançar.