| Ministra Damares Alves vem a Mato Grosso lançar o Projeto Piloto Famílias Fortes.mp3 |
Foto da manchete: Fabio Rodrigues - Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Projeto Piloto Famílias Fortes será lançado em Cuiabá no início de agosto com participação de prefeitos, prefeitas, primeiras-damas e secretárias municipais de Ação Social.
O evento vai contar com a presença da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que foi convidada para lançar o programa em Cuiabá.
A ministra foi convidada pelos presidentes da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso, Scheila Pedroso, e pelo senador Wellington Fagundes, que se reuniram com Damares em Brasília, nesta terça-feira.
O presidente da AMM disse que Mato Grosso será o primeiro estado onde o programa será implantado.
“O projeto é muito amplo e tem como premissa criar uma rede de proteção para o núcleo familiar, visando reduzir riscos, fortalecer a união e os relacionamentos”, explicou Fraga, acrescentando que está negociando para que a ministra visite algumas comunidades em municípios de Mato Grosso.
O Projeto-Piloto Famílias Fortes consiste em uma metodologia de sete encontros semanais voltados para famílias com filhos entre 10 e 14 anos.
As atividades ocorrem em dois momentos. No primeiro deles, os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra.
Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Já na segunda parte do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam.
Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.