Ministério é contra a lei que proíbe a pesca em Mato Grosso, diz deputado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, esteve no início desta semana em Brasília, como ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Na ocasião, ele tratou do andamento das discussões no Governo Federal sobre o novo decreto do Governo de Mato Grosso, publicado no dia 1º de fevereiro, que muda artigos da Lei conhecida como Transporte Zero.

No dia 25 de janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal, através do ministro André Mendonça, tentou uma conciliação entre a União e o Estado para buscar a flexibilização da Lei, que proíbe o transporte, armazenamento e venda de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.

A lei é alvo de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade, movidas pelos partidos políticos MDB e PSD que alegam que a legislação estadual se sobrepõe à Lei Nacional da Pesca.

Além disso, dizem que a lei desrespeita a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, ao decretar o fim da profissão de pescador profissional, já que tira dele a possibilidade de viver do seu trabalho.

Isso, sem ouvir as populações ribeirinhas e povos nativos que vivem desta atividade.

O decreto deste mês, libera a pesca de 100 espécies e proíbe a pescaria das 12 mais comercializadas em Mato Grosso.

Portanto, a pesca continua inviabilizada como atividade comercial e laboral.

Continua proibida a pesca da Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Matrinchã, Pintado ou Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré.

O ministro da Pesca disse que sua pasta não concorda com as mudanças apresentadas pelo Governo do Estado e que vai entregar ao STF um novo estudo que possa subsidiar o ministro André Mendonça, em sua decisão.

Ainda não foi definida a data de uma nova audiência no STF ou de publicação da decisão final do relator.