MERCADOS INTERNACIONAIS. Mato Grosso consolida protagonismo na produção mundial de grãos e fibras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso tem se consolidado ao longo dos anos como potência global na produção de grãos e fibras e reforça seu papel estratégico na economia brasileira para manter desempenho de destaque na safra 2024/2025.

O estado segue liderando a produção agrícola nacional e contribuindo de forma expressiva para o abastecimento de mercados internacionais, com impacto direto na geração de empregos, arrecadação e no fortalecimento das cadeias produtivas.

Nesta safra, a estimativa é de que Mato Grosso colha mais de 50 milhões de toneladas de soja, pouco mais de 50 milhões de toneladas de milho e quase sete milhões de toneladas de algodão, totalizando mais de 100 milhões de toneladas.

O volume coloca o estado entre os maiores produtores do mundo em todas essas culturas.

Em comparativo feito a partir de dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Mato Grosso responde por cerca de 12% da produção mundial de soja, volume aproximadamente 2,5 vezes maior que o da China e 17 vezes superior ao da União Europeia.

Na produção de milho, o estado contribui com 4% da oferta global, ajudando o Brasil a se manter na sexta posição do ranking dos maiores produtores do planeta.

Já o algodão mato-grossense representa cerca de 10% da produção mundial, o que mantém o país na quinta colocação global.

Na opinião do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o desempenho da atual safra é resultado direto do amadurecimento do setor agropecuário no estado.