| 01 Max e Dr. João comemoram a decisão do STF de liberar as emendas parlamentares.mp3 |
Foto da manchete: JLSiqueira/AL-MT/Arquivo
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal por unanimidade em referendar o acordo entre Governo Federal e o Congresso Nacional para dar mais transparência na aplicação das emendas parlamentares, foi comemorada pelo presidente e pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, os deputados Max Russi, do PSB, e Doutor João, do MDB.
Russi lembrou que são quase 15 bilhões de reais de 2024 que ainda não foram liberados pelo Governo Federal e que representam um incremento enorme para as 142 cidades de Mato Grosso e outras mais de cinco mil do Brasil.
O parlamentar lembrou que muitas cidades têm a principal base de suas receitas em cima das transferências obrigatórias do Governo Federal, como FPM, Fundo de Participação dos Municípios e as voluntárias que são as emendas parlamentares.
Max Russi disse ainda que a bancada federal de Mato Grosso tem uma atuação extremamente positiva, mas imbróglios jurídicos como os apontamentos feitos junto ao Supremo Tribunal Federal acabaram travando a liberação destes recursos.
Max e Doutor João reafirmaram como fundamental e por se tratar de recursos públicos que a transparência seja total e cristalina.
Eles reforçaram que é importante para a população saber quanto senadores e deputados federais liberaram e quais os benefícios que serão assegurados com o dinheiro.
Os dirigentes da Assembleia Legislativa destacaram que as
emendas, sejam elas estaduais ou federais, são importantes para a consolidação das gestões municipais e nada melhor do que aplicar estes recursos com transparência, sempre buscando resultados para a população.