| 03 Mauro Mendes participa de reunião de governadores para debater a reforma tributária no Senado.mp3 |
Foto da manchete: Thais Fávaro
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, confirmou a reunião com os 27 governadores nesta terça-feira para discutir a reforma tributária.
O encontro vai acontecer ao longo do dia, já que os governadores serão recebidos por região.
Ao avaliar a reunião em Brasília, o governador Mauro Mendes afirmou que o debate sobre a reforma tributária deve ser “altamente improdutivo".
Mendes lembrou que todos os governadores vão querer falar e colocar a posição do seu estado, e com isso não haverá tempo suficiente para aprofundar nos debates de um tema tão relevante.
Nos últimos meses, Mauro tem peregrinando por Brasília em busca de evitar que o texto original apresentado pela União traga prejuízos para Mato Grosso.
Mauro Mendes destacou que alguns Estados vão perder muito em um primeiro momento. E esses Estados precisam ser compensados, se não terá um desequilíbrio federativo.
O governador afirmou ainda que vai aproveitar o encontro com o presidente do Senado, para buscar respostas sobre pontos polêmicos no texto da Reforma Tributária, como a alíquota de imposto que será cobrada e quais setores terão que pagar mais imposto para compensar aqueles que não vão pagar.
Entre os pontos defendidos pelo governador está o aumento do seguro receita, que foi aprovado no percentual de 3%, quando o ideal seria 5%.
Esse seguro servirá para compensar os estados que vão perder arrecadação com o novo modelo de tributação, que é o caso de Mato Grosso.
Outro item questionado pelo governador é referente a setores que serão totalmente desonerados do pagamento de imposto, caso seja aprovado o texto como está.
Para Mauro Mendes, se as grandes empresas pagadoras de impostos forem totalmente desoneradas, provavelmente será o cidadão o responsável por pagar a conta.