Mauro Mendes cobra ações efetivas do mundo para proteger as florestas tropicais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

O governador Mauro Mendes defendeu, em Nova Iorque, onde participa da Semana do Clima, que o mundo precisa agir de forma mais objetiva na proteção das florestas tropicais, a exemplo da região amazônica.

Em apresentação na Rainforest Alliance, Mendes destacou a importância das parcerias entre governos, sociedade civil e empresas para o desenvolvimento sustentável.

O chefe do Executivo mato-grossense cobrou maior comprometimento e efetividade, com compensações financeiras, para a manutenção dos ativos ambientais do Estado.

 “É importante saber o papel que as florestas têm e agirmos de maneira mais objetiva para fazer a sua proteção. Nos últimos 10 anos, aquilo que nós recebemos pelos ativos ambientais que nós temos é muito aquém do esforço que nós estamos fazendo. E, acima de tudo, muito aquém do que ainda podemos fazer recuperando muitas áreas que no passado foram devastadas”, destacou.

O governador fez questão de ponderar que o Estado tem 63% da sua extensão territorial preservada. De acordo com Mendes, a legislação brasileira é uma das mais severas do mundo e só permite que novas áreas sejam abertas quando são observadas todas as normas legais.

Mauro Mendes destacou que mesmo nas áreas permitidas há produtores e proprietários de terras que estão dispostos a abrir mão do espaço permitido para desmatamento, desde que sejam compensados por isso.

“Mas, para isso, é necessário que sejam criados mecanismos de compensação, porque no discurso existem muitas pessoas falando sobre isso no mundo inteiro, ” disse Mendes.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.