Mato Grosso teve saldo positivo de mais de sete mil empregos em maio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Por Jurandir Antonio - Vinícius Antônio

Texto do áudio:

De acordo com dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério da Economia, no mês de maio, 36 mil 562 trabalhadores foram contratados em Mato Grosso, contra 29 mil 354 demissões. O saldo positivo foi de sete mil 208 empregos formais.

 

Do total de empregos criados, serviços e comércio representam 62,8%, sendo serviços com duas mil 373 vagas e comércio duas mil 157.

 

O setor da construção criou mil 127 empregos, a indústria, mil e 87 e agropecuária, 464.

 

Comparando com o mesmo período do ano passado, o número total está bem superior, já que em maio de 2020 o saldo tinha ficado negativo, com mais de cinco mil 400 demissões.


No acumulado do ano, o saldo positivo chega a 37 mil 853 novos postos de trabalho.


Analisando apenas Cuiabá, durante o mês de maio, aconteceram oito mil 63 contratações contra seis mil 42 demissões. O saldo ficou positivo em dois mil e 21 novos empregos formais.

 

O mercado de trabalho na capital se apresenta numa crescente, no acumulado de 2021 já são sete mil 443 novas vagas preenchidas.

 

Outro dado apresentado pelo Caged é que no acumulado do ano, em Mato Grosso, a maioria das novas vagas foi preenchida por homens, com 63,3%, por profissionais com ensino médio completo, que representam 68,8%, e faixa etária entre 18 e 24 anos, com 40,7%.  

 

O superintendente da CDL Cuiabá, Câmara de Dirigentes Lojistas, Fábio Granja, avalia que os setores produtivos de comércio e serviços se sobressaíram sobre os demais, mantendo a histórica performance dos que mais geram empregos no país.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.