Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do Brasil, aponta o IBGE

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Dados divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no último fim de semana, mostram que Mato Grosso registrou a menor taxa média anual de desocupação do país em 2024, com apenas 2,6% da população economicamente ativa sem emprego.

O estado se destacou ao lado de Santa Catarina, com 2,9%, e Rondônia, com 3,3%, que também apresentaram os menores índices de desemprego no período.

A taxa nacional ficou em 6,6%, a menor média anual da série histórica iniciada em 2012.

O cenário positivo no mercado de trabalho mato-grossense mostra o alto nível de ocupação no estado, que atingiu 68,4% em 2024, o maior percentual do Brasil.

Isso significa que, a cada 100 pessoas em idade para trabalhar, 68 estavam empregadas.

Apesar do bom desempenho no emprego, a informalidade ainda é um desafio no estado.

Em 2024, 39% da população ocupada estava em condições de informalidade, índice próximo à média nacional.

Ainda assim, Mato Grosso apresentou uma das menores taxas de informalidade entre os estados do Centro-Oeste, ficando atrás apenas do Distrito Federal.

Ainda de acordo com o IBGE, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores mato-grossenses ficou em três mil 225 em 2024, valor próximo à média nacional.

No entanto, Mato Grosso ainda está distante dos maiores salários do país, como os registrados no Distrito Federal de cinco mil e 43 reais e em São Paulo, com três mil 907 reais.