| Mato Grosso será um dos maiores beneficiados com a nova divisão do pré-sal.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
Mato Grosso, juntamente com São Paulo e Rio Grande do Sul, serão os estados Brasileiros que mais vão ganhar com a nova divisão dos recursos do leilão do Pré-sal.
A nova divisão foi aprovada esta semana pelos deputados e ainda precisa ser chancelada pelos senadores.
Pelo novo cálculo, São Paulo vai receber 32 milhões e 600 mil reais, o Rio Grande do Sul vai ganhar 450 milhões 300 mil reais e Mato Grosso, 665 milhões e 200 mil reais, avanço de quase 200% a mais do que no último repasse.
O Rio de Janeiro é o estado que ganhará mais no leilão. A justificativa é que as áreas do pré-sal que serão leiloadas ficam no território onde está o Estado. O governo fluminense terá um repasse de mais de dois bilhões de reais.
O projeto de lei com a nova divisão foi aprovado nesta quarta-feira na Câmara em votação simbólica, sem o registro eletrônico de como cada deputado votou. No Senado, a votação está marcada para a próxima terça-feira.
O Estado deve repassar ainda uma parcela do dinheiro aos municípios
O texto aprovado pela Câmara permite que os municípios possam usar o dinheiro para cobrir o rombo previdenciário ou investimentos.
Já os governadores terão de usar a verba prioritariamente para pagar dívidas da Previdência. E, se sobrar dinheiro, poderão fazer investimentos, cenário improvável para Estados endividados.