Mato Grosso registrou mais de 350 acidentes de trabalho envolvendo adolescentes. Sinop lidera casos.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

Entre os anos de 2012 e 2022, foram registrados 369 acidentes de trabalho envolvendo adolescentes em Mato Grosso.

A maior parte aconteceu dentro de estabelecimentos de comércio varejista.

Os dados são do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, divulgados recentemente.  

De acordo com o Observatório, 26% dos acidentes aconteceram no mercado varejista em geral, com predominância de produtos alimentícios, como supermercados e hipermercados.

No ranking geral do estado, ainda aparecem ocorrências em atividades econômicas como comércio de peças e acessórios para veículos, produção de sementes certificadas, comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção, restaurantes e bares, entre outros.

Entre os municípios, o destaque é para Sinop, que concentrou, ao longo de dez anos, 50 notificações de acidentes de trabalho envolvendo adolescentes.

O topo da lista de municípios mato-grossenses com maior ocorrência de acidentes tem ainda Rondonópolis, com 47 casos, em segundo lugar, e Cuiabá, com 41, em 3º.

Os organizadores da pesquisa destacam que os números consideram somente os casos de vínculo de emprego regular, o que acaba escondendo uma realidade que tende a ser muito pior, em razão das subnotificações e das atividades informais, além da conivência e da omissão dos adultos.