Mato Grosso registra recorde histórico no abate de bovinos no primeiro trimestre de 2024

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

Segundo informações do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, e o relatório elaborado pelo Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, o Estado atingiu um milhão e 76 mil cabeças de gado, o número representa um aumento de 30,88% em relação ao mesmo período de 2023, o que representa um recorde histórico.

Em janeiro, Mato Grosso registrou mais de 615 mil de bovinos abatidos, o maior número neste ano, um crescimento de 29,71% em comparação a janeiro de 2023, que foi 474 mil bovinos.

Em março, os indicadores mostram a região Oeste do Estado com o maior número de abates, com mais de 116 mil, o segundo lugar vem da região Centro-Sul, com pouco mais de 92 mil e terceiro a região Norte com 92 mil abates.

De acordo com o Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, um dos fatores que contribuíram com os números positivos para Mato Grosso, foram as chuvas favoráveis nos últimos meses que provocaram o crescimento dos pastos, fazendo com que a nutrição e a saúde do rebanho melhorassem.

Segundo o analista técnico do Imac, Valdecir Júnior, o relatório também evidencia um aumento no abate das fêmeas em quase 10% comparado a janeiro de 2023.

Ainda de acordo com o analista técnico, outro fator que contribuiu para abate das fêmeas ser maior em relação a machos, é por causa da queda nos preços dos bezerros.