| Mato Grosso registra mais de três mil carteiras de motorista suspensas entre 2019 e 2020.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mais de três mil motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação suspensa nos anos de 2019 e 2020.
As suspensões aconteceram por causa de infrações específicas de trânsito como dirigir sob efeito de álcool, transitar com a velocidade superior a máxima permitida para a via em mais de 50%, realizar manobra perigosa, entre outras.
Além das infrações, as carteiras foram suspensas pela somatória de pontos, alcançando 20 ou mais em um período de um ano.
Os motoristas que têm a CNH suspensa são notificados via Correios, no endereço que está cadastrado no Detran-MT, e por meio de editais publicados no Diário Oficial do Estado.
Para regularizar a Carteira Nacional de Habilitação nos casos de suspensão, o motorista deve entregar, obrigatoriamente, a CNH em qualquer unidade de atendimento do Detran, cumprir o prazo de suspensão do direito de dirigir, realizar um Curso Teórico de Reciclagem em Auto Escola credenciada de sua escolha ou em instituição de Ensino à Distância credenciada que vai emitir o Certificado conforme conclusão de matérias obrigatórias.
Após cumprir essas etapas, o condutor deverá ir até uma unidade do Detran-MT para a emissão da taxa de Exame Teórico de Reciclagem para Infratores.
Assim que finalizar o Curso Teórico de Reciclagem para Infratores, será agendado o exame teórico. Com a aprovação no curso, o motorista poderá solicitar a retirada de sua CNH ou, caso esta já esteja vencida, emitir um novo documento.