Mato Grosso registra mais de 4.000 casos suspeitos de dengue em apenas 11 dias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

Mato Grosso registrou quatro mil e 12 casos possíveis de dengue em apenas 11 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, os números mais que dobraram, já que até dia dois de fevereiro foram detectados mil e 810 casos prováveis da doença.

Em Tangará da Serra, por exemplo, a prefeitura decretou estado de emergência, no dia sete de fevereiro, após uma epidemia de dengue e chikungunya na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal, neste ano, foram registradas 766 notificações de dengue e 555 notificações de casos de chikungunya.

Mato Grosso ficou de fora da lista dos estados que vão receber doses da vacina contra a dengue, conforme anúncio feito pelo Ministério da Saúde no dia 25 de janeiro.

A decisão, segundo o Ministério da Saúde, é porque não há doses suficientes para todos os estados, por isso, foram definidos critérios de priorização para a escolha dos municípios onde há casos mais graves da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde elaborou um Plano de Contingência para enfrentamento da doença. O documento contém as ações estratégicas a serem adotadas pelo Estado e municípios com o objetivo de fortalecer a prevenção e controle da dengue. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa já teve a morte confirmada por dengue em Mato Grosso, e três óbitos estão sendo investigados.

E na madrugada desta quarta-feira, o escrivão da Polícia Civil, Antônio Roberto Rodrigues Constante, de 53 anos, morreu por suspeita de dengue hemorrágica, em Várzea Grande. Ele estava lotado na Delegacia Especializada do Adolescente de Várzea Grande.