Mato Grosso: plantio antecipado de soja pode causar problemas sanitários

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: CNA/Wenderson Araújo/Trilux

Reportagem, Landara Lima.

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) autorizou a antecipação do plantio excepcional de soja comercial no Mato Grosso durante o período do vazio sanitário no estado, que acontece entre 15 de junho a 15 de setembro.

O vazio sanitário é definido como o período de 90 dias estipulado pelo governo para cuidar de questões ligadas ao controle de doenças e pragas nas plantações, como explica o consultor do Safra e Mercado, Luiz Fernando Gutierrez. 

TEC./SONORA: Luiz Fernando Gutierrez, consultor do Safra e Mercado

“Se a gente planta uma safra em cima da outra, sem ter um controle sanitário, a gente pode fazer a chamada “ponte verde” que é a quando se aumenta o número de problemas sanitários, porque não teve esse período sem nada plantado. Cada estado brasileiro tem um período diferente de vazio sanitário. Isso depende naturalmente de questões específicas ligadas à agronomia, mas também ao clima”. 

Em nota o Ministério da Agricultura informou que as datas estipuladas pelo calendário de semeadura e vazio sanitário têm nível de flexibilidade para alterações e autorizações excepcionais. O MAPA ainda ressaltou que o “procedimento visa atender as necessidades regionais”.

Do ponto de vista do mercado, o consultor do Safra e Mercado, Luiz Fernando Gutierrez explica que o plantio mais cedo pode resultar também em uma colheita prematura. 

TEC./SONORA: Luiz Fernando Gutierrez, consultor do Safra e Mercado

“Com relação ao mercado de fato, o que pode acontecer é ter um plantio mais cedo naturalmente da soja, uma possível colheita mais cedo e a soja entrar mais cedo no mercado. Então lá no início de janeiro, a gente vai ter mais soja disponível entrando no mercado se tudo der certo, se o plantio for rápido, o principal impacto é esse. Isso naturalmente tende a jogar um pouquinho contra preço pela entrada da safra, mas é só uma antecipação, não muda muito a cara do mercado”.

O cultivo antecipado tem dividido opiniões entre os agentes do setor. O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) informou que “as autorizações de plantio excepcionais para fins comerciais dentro do vazio sanitário nesta safra não possuem previsão legal de autorização pelo Indea”. Em nota, a Embrapa também reforçou que “sempre foi contrária à liberação da semeadura tardia da soja e da flexibilização do vazio sanitário para a cultura, em razão do grande risco da “ponte verde".