Mato Grosso participa nos Estados Unidos da criação da Câmara de Bioeconomia da Amazônia.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso assinou, na última semana, em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos, o documento que cria a Câmara de Bioeconomia da Amazônia, com objetivo de fomentar investimentos e estabelecer um ambiente econômico para comercializar produtos da floresta no mercado internacional.
A expectativa do Governo do Estado é que este espaço possibilite a troca de experiências e iniciativas conjuntas para fortalecer o comércio de produtos da Bioeconomia, promovendo dignidade e renda para as pessoas que vivem na Amazônia, aliados à conservação ambiental.
Com a iniciativa, Mato Grosso passa a integrar o grupo de fundadores da câmara, articulada pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas em parceria com a Universidade da Flórida.
A secretária de Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, representou o governador Mauro Mendes no ato da assinatura, enquanto ele participava de uma reunião com empresários, em Nova York.
A secretária destacou que ao contrário de alguns movimentos mundiais, que defendem embargos aos produtos da Amazônia, a proposta agora é fortalecer uma economia com sustentabilidade para garantir a conservação das florestas, e dessa forma transformar as florestas em um verdadeiro ativo econômico ambiental e social.
Mauren ressaltou que combater e alcançar a redução do desmatamento ilegal na Amazônia passa por compreender que as pessoas não são o problema, e sim, a solução para manter a floresta em pé a partir do uso sustentável.